UFCD 10746 – Segurança e Saúde no Trabalho
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Objetivos
- Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
- Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
- Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
- Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.
Conteúdos
- Papel
do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho
na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
- Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
- Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação
- Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
- Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
- Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes
- Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
- Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
- Plano de Contingência
- Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
- Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
- Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
- Responsabilidade e aprovação do Plano
- Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
- Política, planeamento e organização
- Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
- Avaliação de riscos
- Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção
- Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho
- Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
- Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
- Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos
- Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas
- Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte
- Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
- Formação e informação
- Trabalho presencial e teletrabalho
- Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância
- Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
- Manual de Reabertura das atividades económicas
- Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
- Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
- Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
- Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
- Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
- Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
- Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
- Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo
Informações do Curso
Início: A definir
Tipologia: Presencial
Carga Horária: 25 horas
Local: Braga
Cronograma:
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- A definir